
Nesta terça-feira, dia 5 de novembro, a Companhia de Limpeza de Niterói ofereceu, a funcionários da empresa, palestra, ministrada pelo urologista, Eduardo Coutinho, médico da Policlínica Regional Guilherme Taylor March, no Fonseca. A atividade faz parte do ‘Ciclo de Prevenção’, um dos módulos da Escola Clin, que prioriza abordagens educativas e promoção de saúde entre os trabalhadores. Além disso, está inserida na campanha ‘Novembro Azul’, dirigida à sociedade, principalmente aos homens, para conscientizar sobre doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O palestrante discorreu sobre alguns assuntos relacionados ao câncer de próstata: o Antígeno Prostático Específico (PSA), que pode ser medido através de exame de sangue, sendo um marcador deste tipo de doença; o número alto – um em cada seis homens tem ou terá câncer de próstata no Brasil, ocasionando um óbito a cada trinta e oito minutos no país; a importância do toque retal, explicando que 20% dos casos são diagnosticados exclusivamente por este tipo de exame, sendo rápido e indolor; o tratamento; a idade de cinquenta anos para se procurar um urologista, quando não há fatores de risco; entre outras questões.
Doutor Eduardo Coutinho explicou, ainda, que o urologista trata também de outras doenças, como cálculos renais, tumores, infecção urinária e infertilidade masculina, para citar algumas, e que todas merecem atenção. Ele também deu dicas para a consulta, ressaltando que cada caso é diferente do outro. Os espectadores tiraram dúvidas e participaram ativamente do bate-papo, o que para o médico foi gratificante. “Esta iniciativa é muito importante! Teve uma boa adesão, o pessoal tirou muitas dúvidas e sabemos que esta questão do Novembro Azul ainda é um tabu na nossa sociedade. Quanto mais a gente puder falar, alertar os homens, melhor para todos. A Clin sempre traz este debate fundamental. O câncer de próstata tem alta chance de cura quando detectado precocemente”, afirmou.
O encarregado geral, Gilberto Vieira Miguel, se disse feliz com a iniciativa da companhia de levar este debate para os funcionários: “estes esclarecimentos que o Doutor Eduardo trouxe são necessários para nós. Precisamos ter este tipo de informação para a nossa saúde. Hoje, estou aqui com meus companheiros, aprendendo. E vou me cuidar. Agora é conosco”, disse.
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Apesar de ser uma doença comum, por receio ou por desconhecimento, muitos preferem não conversar sobre esse assunto. A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista. Durante toda a vida, as células se multiplicam, substituindo as mais antigas por novas. Mas, em alguns casos, pode acontecer um crescimento descontrolado de células, formando tumores que podem ser benignos ou malignos. O câncer de próstata registra cerca de 65 mil casos e 15 mil óbitos por ano no Brasil.

