
Projeto “Recicla Niterói” gera oportunidade de trabalho e renda
Lançado pela Prefeitura de Niterói, na última quinta-feira (21), o Recicla Niterói, projeto desenvolvido em parceria com a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMDH), tem como objetivos principais , qualificar ainda mais o serviço de coleta seletiva na cidade e promover a inclusão social, dando oportunidades de trabalho a pessoas em situação de rua.
Para isso, foram cadastradas cerca de 66 pessoas em situação de rua, das quais 12 foram identificadas, inicialmente, com o perfil do projeto. Os catadores e as catadoras informais – que são majoritariamente pessoas desempregadas e chefes de família – foram capacitados para trabalhar na cooperativa Rede Central Niterói, contratada pela Clin.
É o caso de Priscilla Marques Matheus, 42 anos, que está desempregada há mais de 4 anos e mora com seus 3 filhos no Morro do Estado. Passou os últimos anos trabalhando como catadora e agora foi uma das selecionadas pelo projeto:
“Estava parada sem conseguir trabalho há muito tempo, quando passei por essa rua para deixar meus filhos na escola e vi que estavam contratando catadores, eu me candidatei. Com certeza, será muito bom para mim e minha família essa oportunidade ”, disse Priscilla.
A catadora Roseli Pompeu de Araújo, 46 anos, está muito feliz de ter sido uma das indicadas. Moradora da Comunidade do Sabão, Roseli mora sozinha e já sonha em ter um ano novo melhor, com renda e trabalho.
Moradora da Comunidade Santo Cristo, no Fonseca, Adriana Correa Rodrigues, 52 anos, também foi uma das selecionadas pelo projeto: “Meus filhos estão criados, eu moro sozinha e tenho que ter uma renda para me sustentar, este trabalho vai ser bom para mim”. Ressaltou, Adriana.
O projeto está começando por Icaraí, nas ruas Ator Paulo Gustavo e Tavares de Macedo. As vias, com grande número de residências e lojas, receberam 12 contentores de mil litros para acondicionar resíduos recicláveis. O objetivo é evitar que sacos sejam rasgados e o lixo espalhado pelas ruas.
Há uma participação ativa da sociedade civil neste projeto que envolve mais de 300 condomínios e o comércio de Icaraí, que foram orientados, através de seus administradores, pelos técnicos da Clin sobre como deverão proceder para organizar e separar os resíduos orgânicos e recicláveis para as coletas.
“Devemos ressaltar que o “Recicla Niterói” é um projeto pioneiro e muito importante, somando-se com outras modalidades que vêm sendo desenvolvidas há muito tempo, como: o “Comunidade Sustentável” que está avançando cada vez mais por toda a cidade, o PEV (Pontos de Entrega Voluntária) e agora temos também o PES (O programa de entrega sustentável), Rotas de Coleta, Coleta Seletiva nas Escolas e Porta a Porta que é o mais antigo e que levou Niterói a ser a primeira cidade do país a ter um programa de reciclagem. Também foi lançado nesta gestão o painel interativo que deixa todos os dados transparentes sobre a Clin para que qualquer cidadão possa consultar as informações. Está tudo disponível no nosso site”, Conclui o Presidente da Clin, Luiz Fróes.
Os novos contentores terão a presença de um funcionário, de segunda a sábado, que ficará no local para orientar a população sobre o descarte correto dos resíduos com informativos visuais. Os recicláveis serão encaminhados ao galpão da cooperativa, na rua Padre Anchieta, para que os catadores cadastrados possam separar o material.


