
Na última quinta-feira (17), crianças e jovens que são atendidos pela Associação Projeto de Inclusão Social Amigos da Ponta D`Areia (PISA) puderam conhecer o Viveiro da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), que fica na sede da empresa, à Rua Indígena, no Bairro de São Lourenço.
As crianças tiveram a oportunidade de experimentar na prática a atividade de jardinagem com o acompanhamento dos funcionários da Clin que trabalham no Viveiro e assim conhecer de perto algumas das mais de 170 mil mudas, de proximadamente 305 espécies da Mata Atlântica.
Todas as crianças receberam material completo de jardinagem, fornecido pelo próprio Projeto, como terra, vaso e semente. A coordenadora do PISA, Camila Araújo, destacou a importância da Clin proporcionar este tipo de atividade. “O nosso trabalho é de inclusão social e esta visita ao Viveiro é uma forma de estimularmos o interesse pelo meio ambiente”, argumenta Camila.
A visita guiada também reservou a apresentação do meliponicultor (especialista em criação de abelhas sem ferrão) Marcelo Campos, que realiza um trabalho em parceria com a Clin. Marcelo ministra palestras apresentando as várias espécies de abelhas brasileiras e como ajudam na polinização de plantas.
Isabel Ramos Lopes, de 11 anos, adorou a experiência de plantar e disse que na Escola Municipal Nossa Senhora da Penha, onde estuda, sempre participa de projetos ambientais. “Eu gosto de estar perto da natureza”, disse Isabel.
A estudante Manu Rodrigues Santos, 07 anos, também gostou de conhecer o viveiro, a parte de hortaliças e das abelhas nativas. “Gostei das abelhas brasileiras que não têm ferrão”, escolheu Manu.
Para o engenheiro florestal da Clin, Luiz Vicente, experiências como essa são muito enriquecedoras. “É muito gratificante para o nosso setor, que está diretamente ligado ao meio ambiente e ações sustentáveis, receber crianças e jovens de projetos sociais como este, que se interessam em conhecer o Viveiro da Clin”, comentou Vicente.
A Clin está preparada para receber escolas, universidades e grupos maiores que se interessam em fazer visitar técnicas em unidades de produção de mudas e conhecer de perto projetos ligados ao meio ambiente, como os processos de compostagem, semeadura e plantio de mudas e reflorestamento do Morro Boa Vista. A visitação é gratuita, ao ar livre e o passeio é guiado, terças e quintas, no período entre 8h30 e 10h ou 13h e 15h. A Clin solicita que seja agendada pelo menos com duas semanas de antecedência pelos seguintes canais de comunicação: e-mail (diea.rj.clin@gmail.com) ou pelo whatsapp (21) 99923-4908.