
Nesta sexta-feira, dia 15 de agosto, aconteceu a formatura de 63 alunos do Programa Jovem Aprendiz, do período de 17 de junho de 2024 a 6 de junho de 2025, na Câmara de Vereadores da cidade. Entre os cursos estão assistente de logística, eletricista industrial e mecânico de manutenção. Uma parceria com o SENAI. A solenidade contou com a presença do coral “Vozes da Clin”, que apresentou três canções e entoou o Hino Nacional Brasileiro, sob regência do maestro Marcello Sader. Marcaram presença também na solenidade membros da diretoria e demais colabores da Companhia, o vereador Romério Duarte, além dos familiares dos alunos e os professores do SENAI.
Lawanny Esteffanny, formanda em eletricista industrial, tem 17 anos e este é o segundo projeto da Clin do qual participa. “Fiquei quatro anos no Clin Social, onde pratiquei esportes em geral, além de aprender música, entre outras coisas. Foi muito gratificante para mim! O Jovem Aprendiz é a minha segunda jornada com a Clin e foi importante, pois, além de adquirir conhecimento no curso, me ajudou a me desenvolver como ser humano”, disse.
O presidente da Clin, Acílio Borges, parabenizou os jovens aprendizes pelo sucesso alcançado: “hoje celebramos uma conquista muito importante. Parabenizo esses adolescentes pela dedicação e coragem. Que a experiência seja o alicerce para a trajetória de êxito e realizações deles. Com responsabilidade, compromisso e perseverança vão chegar longe”.
O Programa, implantado em 2005, atende à exigência da Lei de Aprendizagem, por meio de um convênio com o SENAI-RJ, e tem como objetivo a formação técnico-profissional de adolescentes e jovens de 14 a 17 anos – a partir do 9º ano do ensino fundamental até a conclusão do ensino médio. A seleção é feita a partir de uma prova aplicada pelo SENAI. Assim, os aprendizes têm a chance de uma primeira experiência como trabalhadores, a partir do contrato especial de trabalho firmado com a empresa.
A pedagoga do SENAI Barreto, Cláudia Rocha dos Santos, enalteceu os alunos e a relevância do momento: “fico muito contente em poder ver que estes estudantes podem ser os protagonistas das próprias vidas. Tenho um orgulho imenso e desejo que eles sejam muito felizes. Que eles possam alcançar aquilo que mais desejam”.
Gustavo Paulino, 17 anos, está se formando em mecânico de manutenção, e ressaltou a relevância do programa na sua vida: “foi uma experiência maravilhosa! Aprendi muito, descobri sobre uma área que não sabia que existia, fui me aprofundando e adquiri muitas informações. Além disso, a parte social também me trouxe benefícios. Fiz muitas amizades com pessoas que saíram do SENAI para a vida. Aprendemos muito uns com os outros. O curso foi maravilhoso em todos os âmbitos. Trouxe conhecimento e felicidade”. O desenvolvimento dos jovens é acompanhado pela Divisão de Serviço Social da Clin e pela equipe pedagógica do SENAI.
A oradora da turma de assistente de logística pela Clin, Mariana Santos, 17 anos, não escondeu a alegria com a formatura: “o curso foi uma experiência muito gostosa e foi o meu primeiro contato com a área profissional. Vamos guardar esta experiência para a vida inteira. Toda vez que estivermos em algum local, vamos lembrar que foi daqui que começamos. Eu me interessei muito pela área de logística. Antes eu não conhecia esse mundo. Aprendi muito mais do que termos técnicos. Futuramente vou querer seguir essa área”.
Há dois processos seletivos por ano direcionados ao Jovem Aprendiz para completar as 150 vagas, totalizando 6 turmas. Para o primeiro processo seletivo de 2025, serão duas turmas de assistente de logística, uma de eletricista industrial, uma de mecânico de manutenção e duas turmas de webdesign, sendo 25 vagas para cada curso.


