Serviços: 0800 367 9100 ou Whatsapp: (21) 99753-1952

Outros setores: (21) 3677-9100

Alunos do Colégio Universitário Geraldo Reis – ColuniUFF – visitam o Viveiro de Mudas da Clin

Cerca de 15 crianças, entre três e seis anos, do Colégio Universitário Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense, visitaram nesta sexta-feira, dia 22 de agosto, o viveiro de mudas da Clin. Eles puderam conhecer de perto algumas das mais de 170 mil mudas, sendo aproximadamente 305 espécies da Mata Atlântica.

O viveiro coleciona espécies como pau-brasil, babosa branca, aroeira, angico-vermelho, figueira da pedra, além de mudas de ipê-branco e roxo, açaí, jabuticaba, pitanga, entre outras espécies frutíferas. Os alunos, acompanhados pelos educadores fizeram a visita guiada, orientados por funcionários da Divisão de Educação Ambiental da Clin (DIEA), sob coordenação do engenheiro florestal, Luiz Vicente. Eles aprenderam sobre o cultivo de plantas medicinais, como capim limão, erva cidreira e boldo, que servem para fazer chá, conheceram o berçário, onde as mudas ficam até os três meses e, quando atingem cerca de 20 centímetros, vão para outro local, pegam Sol e se preparam para subir o Morro da Boa Vista e, assim, servirem de base para o reflorestamento. Viram também as abelhas indígenas sem ferrão, que foram levadas ao local pelo meliponário, Marcelo Campos, a fim de dar apoio ao plantio, contribuindo para polinização da área e servindo de bioindicadores – utilizados para avaliar a qualidade ambiental, indicando alterações e impactos em ecossistemas.

A aluna Bárbara Medeiros, de cinco anos, ficou encantada com o passeio: “eu adorei ver os peixinhos e as plantas, como a da Felicidade. É a primeira vez que venho”, disse. Levi Fernandes, de quatro anos, faz coro com a colega e mostra a semente de paineira rosa que pretende plantar: “adorei essas sementes. As plantas são bonitas, como a roxinha. Também gostei das abelhas que não têm ferrão”.

Adriana Santos da Mata, professora na educação infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis (antiga creche UFF), explicou que a visita ao viveiro vai acrescentar muito à dinâmica do aprendizado dos pequenos: “estamos trabalhando com o projeto chamado ‘Cuidados’ e vimos nesse espaço uma oportunidade de demonstrar a questão do cuidado da natureza. A Companhia de Limpeza Urbana de Niterói trabalhando com essa questão da natureza é muito importante. Trazer as crianças para conhecerem esse programa, verem como as mudinhas são plantadas e tratadas, reaproveitando as embalagens, as diversidades de plantas… Tudo isso é relevante. Esse passeio traz uma vivência muito rica, tanto para os alunos quanto para nós, professoras e mediadoras. Além do mais, é na nossa cidade, tão perto da gente e da UFF”.

Os pequenos viram, ainda, o espaço onde, futuramente, será uma horta, entendendo que, primeiramente, é preciso preparar o solo, que é composto por camada ou zona.

A professora Mariana Fiore Ramos elogiou a iniciativa: “as crianças adoraram a visita. Ficaram encantadas e quiseram levar sementes. Esse ambiente é enorme e eles puderam perceber a importância do cuidado com a natureza e com o outro”, concluiu.

Últimas Notícias

Novembro Azul na Clin

A campanha internacional Novembro Azul, cujo objetivo é conscientizar sobre doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce

Leia Mais