
A campanha internacional Outubro Rosa, cujo objetivo é prevenir o câncer de mama, chegou à sede da Companhia de Limpeza de Niterói nesta terça-feira (14). Para marcar a data, a Divisão de Serviço Social da Empresa organizou uma programação especial voltada às colaboradoras, com foco na importância da informação como forma de precaução da doença. A atividade faz parte do ‘Ciclo de Prevenção’, um dos módulos da Escola Clin, que prioriza abordagens educativas e promoção de saúde entre os trabalhadores.
O evento foi aberto com a apresentação do Coral de Vozes da Clin. Em seguida, ocorreu uma roda de conversa com a médica mastologista Thereza Cypreste, membro da Sociedade Brasileira de Mastologia e fundadora da Associação dos Amigos da Mama (ADAMA). Ela alertou sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce não apenas do câncer de mama, mas também do câncer de colo do útero.
Andreia Pires (51), gari há 27 anos, resolveu fazer o autoexame, a partir de uma palestra da Dra. Thereza, na Clin, há seis anos: “assisti a palestra dela e fui fazer o que ela ensinou. Senti uma dor e notei um caroço. Fui ao médico e ele me disse que não era nada. Voltei para casa, mas não me conformei. Fui novamente ao médico, fiz a mamografia, a biópsia e ficou constatado o câncer. Tirei a mama toda. Desde então tomo remédio e faço mamografia de seis em seis meses. Estou me cuidando. Essa iniciativa é muito importante, pois se eu tivesse demorado a buscar orientação, poderia ser pior”, explicou.
“Aderimos à campanha todos os anos porque entendemos que é papel da Companhia ser uma difusora de boas práticas relacionadas à saúde. Temos muitas colaboradoras e o bem-estar delas é fundamental. Além disso, esse conhecimento pode ser levado adiante, impactando outras mulheres. Por isso, preparamos uma tarde especial para elas”, afirmou Acílio Borges, presidente da Clin.
O programa contou, ainda, com sorteio de brindes, por meio do apoio da Asclin, e com a participação do salão-escola Sintacluns, que ofereceu serviços como corte de cabelo, design de sobrancelhas e limpeza de pele. Também estiveram presentes a tenda do Viveiro de Mudas e da Reciclagem, além da massoterapia oferecida pelo Instituto Gênesis.
“É muito importante essa iniciativa da Clin como atividade anual. Isso contribui para a divulgação de informações sobre prevenção e tratamento. O câncer de mama é o que mais mata mulheres. Toda mulher com 40 anos ou mais deveria realizar o exame, em busca do diagnóstico precoce. É válido ressaltar também o câncer de colo de útero. Se a pessoa ficar, por exemplo, 1 ano sem menstruar e, depois a menstruação voltar, é preciso procurar ajuda, pois pode ser sangramento e não menstrual”, alertou Thereza Cypreste.
“Acho esse evento esclarecedor demais. Aprendi coisas novas, como por exemplo, que homem também pode ter câncer de mama. Essa informação é muito útil, pois tenho filho, genro, neto, irmão. A médica ensinou a levantar os braços para se examinar e a importância de fazer os exames anualmente. Essa ação é valiosa, pois aqui na Companhia de Limpeza trabalham muitas mulheres. Já perdi amigas para essa doença. Além de assistir ao bate-papo, fiz também massoterapia. Estou bem relaxada”, disse a gari Rosemeire de Oliveira Torres (59).
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres e também o que mais causa mortes, com cerca de 37 mil casos por ano. Em 2024, o Sistema Único de Saúde (SUS) realizou aproximadamente 4 milhões de mamografias para rastreamento e 376,7 mil exames diagnósticos. Esses números demonstram a importância do rastreamento e do diagnóstico precoce na luta contra a doença, contribuindo para salvar vidas e garantir mais qualidade de vida às mulheres brasileiras.