Serviços: 0800 367 9100 ou Whatsapp: (21) 99753-1952

Outros setores: (21) 3677-9100

Novembro Azul na Clin

A campanha internacional Novembro Azul, cujo objetivo é conscientizar sobre doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, chegou à sede da Companhia de Limpeza de Niterói na última terça-feira (11). Para marcar a data, a Divisão de Serviço Social da Empresa organizou uma programação especial voltada aos colaboradores. A atividade faz parte do ‘Ciclo de Prevenção’, um dos módulos da Escola Clin, que prioriza abordagens educativas e promoção de saúde entre os trabalhadores.
O Coral Vozes da Clin abriu o evento, que contou também com uma tenda do Viveiro de Mudas. Em seguida, teve uma roda de conversa, ministrada pelo urologista Eduardo Coutinho, além de sorteio de brindes, por meio do apoio da Asclin; participação do salão-escola Sintacluns, que ofereceu serviços de barbeiro; e massoterapia oferecida pelo Instituto Gênesis.

O palestrante discorreu sobre alguns assuntos relacionados ao câncer de próstata: o Antígeno Prostático Específico (PSA), que pode ser medido através de exame de sangue, sendo um marcador deste tipo de doença; o número alto do câncer de próstata no Brasil; a importância do toque retal – junto ao PSA, pode identificar 95% dos casos de câncer de próstata; o tratamento; a idade de cinquenta anos para se procurar um urologista, quando não há fatores de risco; a importância de procurar um urologista pelo menos uma vez por ano; entre outras questões.

Doutor Eduardo Coutinho explicou, ainda, que o urologista trata também de outras doenças, como cálculos renais, tumores, infecção urinária e infertilidade masculina, para citar algumas, e que todas merecem atenção. Ele também deu dicas para a consulta, ressaltando que cada caso é diferente do outro. Os espectadores tiraram dúvidas e participaram ativamente do bate-papo, o que para o médico foi gratificante. “O principal objetivo é disseminar a informação. Quando as pessoas têm consciência dos problemas e o que deve ser feito, tudo flui melhor. É um assunto que desperta o interesse dos funcionários e a participação é intensa. As dúvidas mais recorrentes são em relação ao toque, pois é um assunto que tem um tabu grande, e aos sintomas. Sabemos que o câncer de próstata, na fase inicial, não é assintomático”, afirmou.

O gari Enilson da Silva, há 22 anos na Clin, se disse feliz com a iniciativa da Companhia de levar este debate para os funcionários: “Este evento está sendo muito útil para a nossa vida, precisamos nos prevenir contra o câncer de próstata. Enquanto ouvia o doutor, aproveitei para cortar meu cabelo. Ficou muito bom!”, disse.

“Eu já tinha conhecimento sobre a importância deste assunto. Aprendi no colégio e conforme fui crescendo, as pessoas foram abordando o tema, mas a palestra foi muito boa. É sempre esclarecedora porque muitos homens não fazem os exames. Eu estou tentando me cuidar. Gostei muito de participar. Sempre fico até o final. Fui sorteado aqui nessa atividade e ganhei um coller”, disse Maxuell da Silva Firmino, que trabalha no setor de limpeza de morro e encosta e está há dez anos na Empresa.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. Na presença de sinais, recomenda-se a realização de exames. No Brasil, os números também são expressivos. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, no triênio 2023-2025, surjam 71.730 novos casos por ano, o que corresponde a um risco estimado de 67,86 casos para cada 100 mil homens.

Últimas Notícias

Novembro Azul na Clin

A campanha internacional Novembro Azul, cujo objetivo é conscientizar sobre doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce

Leia Mais