Serviços: 0800 367 9100 ou Whatsapp: (21) 99753-1952

Outros setores: (21) 3677-9100

Companhia Municipal de Limpeza de Niterói doa mudas para projeto de reflorestamento da Prefeitura

Após subir uma trilha com mais de 3,5 quilômetros de distância, ida e volta, e aproximadamente 348 metros de altitude, a equipe da Clin chegou ao topo do Morro Santo Inácio, no Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit), em São Francisco, na última terça-feira (18), para o lançamento do projeto de reflorestamento da Prefeitura. A Companhia doou cerca de 600 mudas de 45 espécies diferentes.

O lançamento contou ainda com a presença de voluntários e autoridades do governo que participaram da trilha, como a vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan, também à frente da Secretaria do Clima (Seclima ) e do ex-prefeito, Axel Grael. Isabel agradeceu a todos pela presença, destacou a importância da Clin para o projeto e plantou uma muda.

“Hoje é meu aniversário e é motivo de orgulho ver tantos voluntários participando deste momento simbólico quando estamos dando início ao reflorestamento de mais esta área verde na cidade. A participação da Clin é fundamental, com todo o seu conhecimento e o trabalho efetivo, de quem já cuida de nossa cidade”, garantiu Isabel Swan.

Entre as 45 espécies nativas doadas para o projeto, estão: Pau-brasil, Tapia, Angico-vermelho, Peroba do Serrado, Copaiba e Jatobá. De acordo com o engenheiro florestal, Luiz Vicente, que coordena o setor de Divisão de Educação Ambiental da Companhia, o plantio destas mudas será fundamental para o processo de neutralização de CO2 (gás carbônico) e a revitalização do solo atingido por queimadas do Morro Santo Inácio.

O gari Sérgio Duarte de Azevedo, há 25 anos na Clin, afirmou gostar muito da sua rotina na equipe de educação ambiental: “eu trabalho há 7 anos no setor de educação ambiental e todos os dias estou em alguma área verde da cidade plantando. O contato com a natureza é muito bom e sinto orgulho de estar ajudando a cidade com o meu trabalho”, disse.

Voluntários do EcoSocial da Prefeitura também estiveram presentes, como o estudante Kleiton dos Santos Borges, 22 anos, morador da comunidade do Palácio, no Ingá. Ele já está no projeto há mais de um ano: “A juventude fica muito ligada em tecnologia e um projeto como esse, nos leva a ter contato com a natureza, eu gosto muito”, explicou.

O projeto da Prefeitura é uma parceria que envolve a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin); Secretaria Municipal do Clima de Niterói (Seclima);
Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade – (SMARHS); Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser); Secretaria Municipal de Participação Social (Sempas) e Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit).

A Companhia já realiza o reflorestamento de outras regiões de Niterói, como o Morro do Boa Vista, no Centro , que recebeu um dos maiores projetos de plantio da cidade, e conta também com um sensor de movimento de massa, capaz de detectar possíveis deslizamentos, e outros quatro de detecção de fumaça.

O viveiro da Clin serve como base para o reflorestamento, recuperação de encostas e áreas degradadas e arborização de regiões da cidade. São mais de 140 mil mudas, sendo aproximadamente 90 espécies da Mata Atlântica. Todas são produzidas a partir de resíduos de poda. A empresa não tem gasto com as embalagens em que são plantadas, pois são utilizados materiais recicláveis, tais como garrafas pet, latas de óleo, caixas de leite, entre outros.

Últimas Notícias

Novembro Azul na Clin

A campanha internacional Novembro Azul, cujo objetivo é conscientizar sobre doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce

Leia Mais