
Com o objetivo de conscientizar seus funcionários sobre a importância de medidas de controle que promovam um ambiente de trabalho seguro, a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) realizou a 24ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) que teve como tema: “Trabalhar com segurança e informações é acreditar que você é a ferramenta mais importante para a empresa”.
Durante toda a semana, foram feitas reuniões nos distritos da Clin e na última sexta-feira(28), a programação foi encerrada com uma grande ação, que começou às 13hs, na sede da Companhia. O Presidente da Clin, Acílio Borges, e a diretoria da empresa destacaram a grande relevância deste encontro:
“É primordial a utilização tanto do equipamento de proteção individual, quanto o coletivo (EPC) para assegurar a saúde dos colaboradores. Nós prestamos muito atenção para que todos possam realizar seu trabalho com segurança”, ressaltou Acílio Borges.
Os organizadores montaram várias tendas com material informativo sobre segurança do trabalho, prevenção de acidentes e como evitá-los. Também foram distribuídas mudas do Viveiro da Clin e variados brindes para todos os participantes. Como é tradição, o Coral Vozes da Clin abriu a cerimônia com o repertório de MPB, sob a regência de Marcello Sader.
O evento contou com uma palestra teatral que teve como tema: Percepção de Risco. A peça foi encenada pelo ator Rames Pinheiro, 46 anos, que por meio de vários jogos teatrais mostra os riscos que o trabalhador deve evitar. O espetáculo leva a participação do público durante a apresentação que dura 45 minutos.
“Estes jogos são uma oportunidade para levar arte a quem nem sempre tem acesso e também chamar a atenção para o tema segurança no trabalho de uma forma humanizada, leve e que provoque neles de fato a reflexão e a responsabilidade de ter atenção ao uso correto dos equipamentos”, disse Rames.
Os funcionários tiveram acesso a serviços de saúde variados, como a aferição de pressão. A gari Carla Márcia Silva de Oliveira, que trabalha há 33 anos na Clin, sofre com pressão alta e aproveitou a oportunidade. Ela gostou muito da peça de teatro:
“É uma maneira mais divertida de prestar atenção. Eu uso o equipamento individual de proteção para trabalhar, sempre tenho cuidado porque não podemos correr riscos”, disse Carla.
O médico Carlos Henrique Hosmann do Hospital Universitário Antônio Pedro, em Niterói, ministrou uma palestra sobre a importância da doação de sangue. O especialista chamou a atenção para o fato de que os estoques de sangue no Brasil estão a cada dia mais vazios e por isso é preciso aproveitar encontros como estes para fazer campanhas.
O presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA), Márcio Cunha, destacou como este trabalho de prevenção feito durante toda a semana e terminando na sede é fundamental para a empresa:
“Esta semana de prevenção nos ajuda a divulgar na Clin como o equipamento de proteção individual (EPI) é fundamental, mas não substitui a principal ferramenta do trabalhador, que é a sua consciência e responsabilidade consigo mesmo”.
O evento teve grande participação dos colaboradores e contou com apoio de várias entidades, como a Nittrans, Centro de Controle de Zoonoses, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fundação de Artes de Niterói (FAN), Associação dos Funcionários da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Asclin), Firjan, Corpo de Bombeiros, Isodont, Anhanguera, Universo e Sindicato de Asseio e Conservação de Niterói e Região dos Lagos (Sintacluns), INSS, Adama, Leve Saúde HUAP, Secretaria da Mulher, Reciclin, Setor de Plantio da Clin, Coral Vozes da Clin e Defesa Civil de Niterói.


