
Por causa do forte calor em Niterói, nem mesmo um dos maiores símbolos da cidade, a estátua de Araribóia, escapou de um banho. Foi assim que o Globocop da TV globo noticiou no “Bom Dia Rio” da última quinta-feira(18), ao mostrar uma equipe especializada da Clin limpando a estátua.
A reportagem registrou ao vivo o momento em que os funcionários da companhia estavam trabalhando para remover: fuligem, oxidação e pichações que afetavam o monumento. Localizada no Centro da cidade, de frente para a Baía de Guanabara, a estátua foi inaugurada em 1973 em homenagem ao líder indígena Temiminó que fundou Niterói em 1573. Ela representa a força e a história da cidade, e por isso mesmo, passa por cuidados regulares de preservação.
Para o banho, a CLIN disponibilizou uma equipe com cerca de 10 funcionários, além de um caminhão-pipa com água de reúso e um caminhão munck com cesto acoplado para alcançar todos os pontos da estátua.
A limpeza dos monumentos é feita com periodicidade pelas equipes da Clin que utilizam produtos específicos para não danificar o material histórico.


