
Em 2025, o setor de Gestão de Sustentabilidade da Companhia de Limpeza de Niterói, (Clin) promoveu 142 ações de conscientização sobre sustentabilidade na cidade – como palestras, apresentações e panfletagens entre outras ações – com o objetivo de chamar a atenção dos moradores sobre a importância do descarte correto de resíduos. Para este ano, a meta é intensificar ainda mais o número de campanhas, como explica a engenheira Lélia Lomardo, gerente de Gestão de Sustentabilidade da Clin.
“Com estas práticas o nosso objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da participação de todos para que tenhamos uma cidade realmente limpa e sustentável. Por mais que a empresa invista em programas de coleta seletiva, novos veículos e ações ambientais, é preciso que todos participem e façam a sua parte. Estas campanhas orientam o cidadão sobre como destinar de forma correta o seu resíduo que produz”, destacou Lélia.
Deste total de 142 atividades de conscientização realizadas pela Clin, 32 ações foram sobre a correta utilização dos moloks; 28 sobre conteinerização; 34 foram relacionadas ao projeto “Bota Fora” e 48 palestras em escolas e universidades.
Para janeiro, a equipe de sustentabilidade já programou campanhas específicas de conscientização sobre a utilização correta dos moloks nas comunidades, como ocorreu na última terça-feira (13), no Buraco do Boi, no Barreto. Os colaboradores da Clin foram a comunidade e deram explicações aos moradores sobre a separação correta de resíduos orgânicos e recicláveis para o descarte nos recipientes instalados na localidade e também enfatizaram a necessidade da solicitação para o recolhimento pela Clin de resíduos volumosos (móveis, eletrodomésticos, entulho até 10 sacos) para evitar o descarte irregular.
A funcionária pública aposentada, Eliana Rodrigues de Araújo, 64 anos, que mora no Buraco do Boi, disse que a comunidade está muito mais limpa do que antes e que os moradores estão bem mais conscientes:
“Esse trabalho da Clin tem sido muito bom em nossa comunidade, já não vemos mais lixo espalhado. Mas, o morador precisa participar”, disse Eliana.
A moradora Célia Rodrigues, 50 anos, que mora há 4 anos na comunidade também diz que a limpeza está mais eficiente.
“Está bem melhor, mas estas explicações feitas pela equipe da Clin são importantes porque ainda tem muito morador que joga o lixo fora do molok, porque não entende que deve colocar o saco dentro do recipiente. Mas, o resultado tem sido muito bom!”, concluiu Célia.
O setor de Educação Ambiental da Clin também realizou ações de conscientização sobre sustentabilidade durante o ano de 2025. O projeto Coleta Seletiva nas Escolas promoveu em 2025, a capacitação de 78 escolas municipais, 1300 professores e 11.115 alunos. Além disso, seus colaboradores ministraram 735 palestras na rede. Já nas instituições de ensino privada, foram 5 escolas particulares, 493 alunos, 99 professores e 56 palestras. De acordo com a coordenadora do Projeto, Juliane Porto, o programa monitora o volume descartado para a reciclagem na intenção de que os alunos sejam mutliplicadores dessas ações.
Em 2025, a CLIN recolheu 6.567,35 toneladas, um percentual de 5,1% de resíduo de coleta seletiva na cidade. A partir deste ano, a companhia passará a quantificar também o recolhido por outras empresas de Niterói. Lembrando que Niterói por 10 anos consecutivos, ocupa o primeiro lugar no estado no Índice Sustentar de Limpeza Urbana – ISLU – que foi de 0.749


