
Na próxima segunda-feira (26), celebra-se o Dia Mundial da Educação Ambiental, uma data que reforça a importância de formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com o futuro do planeta. Para a Companhia de Limpeza de Niterói, esse tema é especialmente significativo, já que tem a sustentabilidade como um dos seus pilares. Para reforçar a importância do tema, a Clin participa até o dia 30 do ‘Tô de Férias na Escola’, iniciativa da Secretaria e da Fundação Municipal de Educação.
Até o fim do projeto, a Companhia vai visitar 12 unidades de ensino do município, transformando o recesso escolar em aprendizado de uma forma lúdica. O mote é coleta seletiva, então, a equipe de educação ambiental da Empresa, promove um bate-papo explicando a importância do tema, seguido de contação de história e oficina. Uma exposição de materiais reciclados fica à disposição dos estudantes, que podem se divertir com os brinquedos, como jogos de pinge-pongue, totó, boliche, instrumentos musicais, entre outros.
Um dos colégios que receberam a visita dos colaboradores da Clin foi a Escola Municipal Tiradentes, localizada em Tenente Jardim, Niterói. O aluno Leon Rocha, estudante do quarto ano do ensino fundamental, adorou o evento: “gostei muito das brincadeiras, dos instrumentos… Aprendemos a fazer a reciclagem. Me diverti com o totó, feito com materias reaproveitados. É importante, pois podemos usar coisas que achávamos que não prestava para nada e que ia para o lixo. Quero que a Clin venha mais vezes aqui”. A estudante Rafaela Vitória, do terceiro ano, que se divertiu enfeitando máscara de Carnaval, complementa a ideia do colega: “achei inteligente, legal e distrai a nossa cabeça. Brincando assim e desenvolvendo o que aprendemos em casa, saímos um pouco de celular e da televisão. Onde moro, tenho um armário com vários objetos que fiz a partir dos recicláveis. É importante também para o meio ambiente”.
Durante a atividade na Escola Tiradentes, crianças da educação infantil de 4 e 5 anos até o quinto ano do ensino fundamental participaram também da oficina de máscaras, onde fizeram o adorno da peça utilizando sobras de EVA, CDs, tampinhas de garrafas, purpurina e fitilhos. “Já recebemos a Companhia outras vezes e é sempre muito importante a dinâmica promovida. As crianças se divertem e aprendem. O nosso intuito é sempre o aprendizado. Este trabalho é muito importante, ajuda a entender como selecionar o lixo. E em casa, estes estudantes replicam a informação da relevância da separação correta dos materiais”, explicou a secretária do colégio Luiza Elena.
Este é o segundo ano que a Empresa participa do ‘Tô de Férias na Escola’, mas, durante todo o ano, realiza o projeto ‘Coleta Seletiva nas Escolas’, não apenas na rede municipal de ensino, mas também em colégios particulares que tiverem interesse. No programa, a equipe de educação ambiental orienta alunos, professores e funcionários sobre a importância do descarte correto de resíduos, monitorando o volume descartado para a reciclagem na intenção de que os estudantes sejam multiplicadores dessas ações.
Em 2025, a Clin realizou a captação de cerca de 80 escolas públicas municipais, impactando 11.115 alunos e 1.300 professores, com 735 palestras sobre o tema. Já nas instituições de ensino privada, a Companhia levou o Projeto a 5 escolas, atingindo 493 alunos e 99 professores, por meio de 56 palestras. O presidente da Clin, Acílio Borges, destaca o fato das escolas da rede privada estarem interessadas no trabalho desenvolvido pela Companhia.
“O projeto é um sucesso e estamos muito satisfeitos das instituições particulares também participarem. O importante é que toda a sociedade se envolva na coleta seletiva e nas ações de sustentabilidade. É fundamental mostrar que, desde cedo, educação ambiental e cuidado com o meio ambiente caminham juntos. Niterói foi pioneira na implantação da coleta seletiva”, concluiu.


