EcoSocial Foto 1

Alunos do Jovem EcoSocial participam de mais um dia de capacitação no viveiro de mudas da CLIN

Dando continuidade à parceria entre a CLIN e o projeto Ecosocial, a Divisão de Educação Ambiental da Companhia, em conjunto com o PET Agrícola (Programa de Educação Tutorial de Engenharia Agrícola e Ambiental) da UFF, realizaram na última semana uma ação de reflorestamento no Morro Boa Vista, no centro de Niterói.

Dessa vez, 50 jovens das comunidades do Morro do Estado e do Arroz, participantes do EcoSocial, iniciaram o plantio de 200 mudas de diferentes espécies, em 800 m².

Esse ato visa dar continuidade as ações de capacitação desse projeto, que tem o objetivo de garantir que, através da Educação Ambiental, os jovens possam se desenvolver profissionalmente, além de se engajarem cada vez mais em ações e cuidados com o meio ambiente.

Jovem Ecosocial – O programa desenvolvido pela Prefeitura de Niterói através do Pacto Contra a Violência e realizado em parceria com a Firjan, visa a promover a inclusão social de forma qualificada, desenvolver habilidades sociais e competências profissionais, por meio de capacitação técnica profissionalizante.

O projeto tem dois eixos principais: qualificação profissional e atividade de campo. Os jovens participam do curso no contraturno escolar e atuam em ações da Prefeitura, em áreas como reflorestamento, manutenção de recursos hídricos, ações preventivas de queimadas, de Defesa Civil e atividades visando à manutenção e à sinalização de trilhas da cidade.

Atualmente, cerca de 400 jovens com idades entre 16 e 24 anos, moradores de 11 comunidades de Niterói, atuam em atividades como reflorestamento de áreas da cidade, tendo como contrapartida uma bolsa-auxílio de R$ 1,3 mil e cursos de capacitação profissional em diferentes áreas, que são ministrados em parceria com a Firjan. Desta forma, o Niterói Jovem EcoSocial promove a inclusão social e econômica de jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio de educação, profissionalização e práticas em projetos ambientais.

EcoSocial Foto 3
EcoSocial Foto 2