Clin e Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária firmam parceria que cria oportunidades de trabalho para jovens e adolescentes vulneráveis de Niterói

A Companhia de Limpeza de Niterói(Clin) e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES) firmaram uma parceria que inserirá no mercado de trabalho jovens e adolescentes em situação de risco social. A inserção será feita através do programa de Jovem Aprendiz da Clin.

Este novo acordo entre a Clin e a SMASES permitirá que os jovens que já fazem parte do sistema de Empregabilidade da Secretaria sejam incluídos neste novo programa e poderão conquistar a primeira oportunidade de trabalho.

“Tenho muito orgulho desse programa de empregabilidade e estou muito animado com essa parceria com a Clin. É gratificante poder participar efetivamente de uma ação que ajuda a mudar a realidade e a vida desses jovens, dando a eles a oportunidade de um futuro melhor”, avalia Elton Teixeira, Secretário de Assistência Social e Economia Solidária.”

A parceria, através do Programa de Aprendizagem, estabelece um termo de Acordo de Cooperação Técnica entre a Clin e a SMASES que tem como meta o desenvolvimento de atividades conjuntas e a inclusão de jovens atendidos pelos equipamentos socioassistenciais da Prefeitura de Niterói em programas de aprendizagem.

“Recebi com entusiamo a sugestão dessa parceria de inserir esses jovens no nosso programa de jovem aprendiz da Clin. Tenho certeza que somente traves da educação e de oportunidades efetivas mudaremos a realidade do nosso país e do mundo! Que esses adolescentes possam aproveitar essa oportunidade e tenham um futuro brilhante”, comenta Luiz Fróes Garcia, Presidente da Clin.

O acordo prevê ainda que os jovens do Programa de Aprendizagem que fazem parte dos equipamentos da Prefeitura, como os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, recebam suporte permanente e que haja uma seleção semestral de candidatos dentro do perfil estabelecido e no prazo adequado.

O Programa Jovem Aprendiz foi implantado no ano de 2005, objetivando a formação técnico-profissional de adolescentes e jovens de 16 a 22 anos, propiciando aos aprendizes a chance de terem sua primeira experiência como trabalhadores, a partir do contrato especial de trabalho firmado com a empresa.