A CLIN

A Companhia de Limpeza Urbana de Niterói, Clin, é uma empresa de sociedade mista subordinada à Prefeitura de Niterói. Foi criada em 1989 para prestar serviços que atendessem toda a população de maneira ordenada, regular e eficaz. Hoje a companhia é uma das melhores empresas públicas de acordo com a avaliação dos contribuintes e atende a todo o município.

A Clin é responsável pela limpeza urbana e destinação final dos resíduos sólidos produzidos no município de Niterói. Além dos serviços executados na sede, o trabalho é dividido em 13 Distritos de Limpeza Urbana (DLU), que funcionam como postos avançados de prestação de serviço junto à comunidade. Na cidade, são coletados por dia, aproximadamente, 565 toneladas de resíduos domiciliares e 200 toneladas de resíduos públicos. Deste total, 3% a 5% do volume é reciclado.

Todos os resíduos produzidos em Niterói tem destino final adequado. Os resíduos públicos são destinados ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), que fica no bairro do Caramujo. Já os resíduos domiciliares são destinados ao CTR de Alcântara, em São Gonçalo. Os resíduos de serviço de saúde são destinados ao CTR de Itaboraí, enquanto que os resíduos de construção civil são destinados a centros de tratamento licenciados para este fim. Os resíduos recicláveis são doados para cooperativa de catadores.

Missão

Contribuir para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade da nossa comunidade, promovendo ambientes mais limpos e saudáveis para os residentes de Niterói e nossos colaboradores.

Visão

Ser a melhor empresa de Limpeza
Urbana do Brasil até 2024.

Valores

Atender às necessidades ambientais dos cidadãos de Niterói.
Ser transparente, eficaz e célere no seu atendimento.
Comprometimento com o Planejamento Estratégico de Niterói.
Lealdade e empatia com seus colaboradores.

Compromisso Ambiental

A Clin é modelo de empresa comprometida com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Ao longo dos últimos anos, como parte do sistema de gestão ambiental da empresa, a Companhia vem investindo, progressivamente, em projetos sustentáveis.

Um dos grandes exemplos de ações de sustentabilidade é o viveiro de mudas da Clin, que produz anualmente 100 mil plantas, com mais de 400 espécies variadas de vegetação e capacidade de sequestrar 100 por cento de emissão de CO2.

O Projeto “Clin Comunidade Sustentável” é outro exemplo notável de ação ambiental que a empresa implantou em Niterói. Atualmente, a Companhia conta com quinze pontos de Coleta Seletiva em diferentes comunidades.

A coleta seletiva também merece atenção especial da Companhia. Existem várias modalidades de coleta à disposição do contribuinte que separa os resíduos recicláveis. Como o programa Ecoclin que disponibiliza pontos de entrega voluntária e converte o material coleta em créditos na conta de luz do contribuinte, fruto de uma parceria com a Enel.

A Clin também forma equipes especializadas, que desenvolvem e apresentam palestras, cursos e campanhas educativas voltadas para conscientização ambiental em unidades escolares, comunidades e associações de moradores. A empresa conta ainda com pontos de descarte de pilhas, eletroeletrônicos e óleo de cozinha.

A renovação de toda a frota de 52 veículos, entre caminhões, vans, micro-ônibus e o maquinário de roçadeira e retroescavadeira da Clin é outro exemplo de atenção ao meio ambiente. A nova frota segue um rigoroso sistema de normas internacionais de baixa emissão de gases.

Diretoria CLIN

Luiz Carlos Fróes Garcia

Presidente

Guilherme
Bedran

Diretor Jurídico

Nelson
de Oliveira Ramos

Diretor Operacional

Pylades
Mattos

Superintendente

Carlos da Rocha Filho

Chefe de Gabinete

Washington
Maia Gouvea

Diretor Operacional

Eduardo
Caminha

Diretor Administrativo

Daniel
Fidalgo

Diretor Operacional

Ricardo Quintiere

Diretor de Finanças e Planejamento

Valdir
Fernandes Araújo

Diretor Operacional