Coleta Seletiva Clin

Projeto de Coleta Seletiva

Sabendo das necessidades da população a Companhia de Limpeza de Niterói iniciou o projeto de Coleta Seletiva de lixo, em 1991 de modo fase experimental, no Condomínio Gotão, em Itaipu. No ano de 1997 o programa recebeu maior infraestrutura, o que permitiu expandir e aprimorar o sistema de recolhimento porta a porta.

O Programa consiste em coletar os resíduos sólidos recicláveis (papel, plástico, vidro e metal) dando uma destinação final adequada, sem causar danos ambientais. Baseado na filosofia dos 3R´s “Reduzir, Reutilizar e Reciclar” este programa vem desenvolvendo atividades educativas, de forma a conscientizar a população quanto a sua importância no sucesso deste trabalho.

O sistema de recolhimento seletivo porta a porta é realizado de 2º à 6º feira, de 07:00hrs às 17:00hrs, em toda a cidade de forma setorizada, de acordo com os bairros e a demanda de resíduos, afim de aumentarmos a produtividade e a eficiência do serviço. Deste modo elaboramos uma tabela norteadora que estabelece os dias para o recolhimento seletivo na cidade.

Após cadastro na CLIN (através do 08000 22 21 75 ou pelo link da Ouvidoria), o contribuinte receberá todas as instruções sobre o processo de separação seletivo dos resíduos, além de material informativo. Vale ressaltar, que todo resíduo coletado seletivamente na cidade de Niterói é doado para duas cooperativas de catadores (uma no Morro do Céu e a outra na Rua Padre Anchieta – Coopcanit), desta forma todo participante auxilia na preservação ambiental e na inserção social.

Uma vez ofertado a população de Niterói o serviço de Coleta Seletiva, o índice de adesão se torna crescente a cada ano. Em virtude disso, para melhor atender a população a CLIN expandiu o sistema de recolhimento porta a porta e introduziu os Postos de Entrega Voluntária – PEV´s, distribuídos em vários bairros da cidade, em pontos estratégicos de trânsito dos municípios; isto permite aqueles que são impossibilitados de serem atendidos pelo sistema convencional, porta a porta, que participem do projeto

Hoje, de 3% a 5% de todo resíduo produzido na cidade é reciclado. A CLIN desenvolve projetos e incentivos para que esse número aumente pelo menos para 10% nos próximos quatro anos.

Coleta Seletiva Reciclin
Uma tabela com exemplo de itens recicláveis e não recicláveis.