Coleta Seletiva da CLIN

Coleta Seletiva

Niterói tem uma longa tradição em coleta seletiva. O serviço teve início em 1991, através do projeto experimental desenvolvido no Condomínio Grotão, em Itaipu. Em 1997, a coleta seletiva ganhou infraestrutura, o que permitiu expandir e aprimorar o sistema de recolhimento porta a porta.

Hoje a Clin oferece diversas modalidades de coleta seletiva, que conscientizam e contribuem com meio ambiente.

A coleta seletiva porta a porta é realizada pela empresa Econit, com veículos e funcionários próprios. O serviço é prestado regularmente sem necessidade de cadastro prévio nos bairros: São Francisco, Charitas, Itacoatiara e Camboinhas. Nos demais bairros, para receber a visita, o interessado deve fazer um cadastro na Clin, pelo telefone ou no site da companhia, na aba “Fale Conosco”. Serão repassadas instruções sobre o processo correto de separação seletiva dos resíduos, além de envio de material informativo. Os recicláveis recolhidos são destinados à Cooperativa de Catadores do Morro do Céu.

Nessa modalidade de coleta, o interessado leva os materiais recicláveis aos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), onde o material é pesado e convertido em créditos automáticos na conta de energia do contribuinte. Para isso, cada resíduo entregue tem um determinado valor por quilo, unidade ou litro.

Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte. Os PEVs funcionam todos os dias úteis, das 8h às 16h.

Confira o endereço mais perto de você:

  • Icaraí
    Rua Jornalista Irineu Marinho, nº 466, esquina com Avenida Ary Parreiras.
  • Barreto
    Dentro do Horto do Barreto – Rua Dr. Luiz Palmier.
  • Largo da Batalha
    Rua Leonor da Glória, s/nº – Pendotiba.
  • Engenhoca
    Em frente à Policlínica da Engenhoca – Avenida João Brasil, s/n°.
  • Piratininga
    Av. Raul de Oliveira Rodrigues (Antiga Avenida 7, Quadra 172 – Lot. Cafubá), s/n°.
  • Itaipu
    Ao lado da estação de tratamento de esgoto – Rua O, s/n°.
  • Santa Bárbara
    Rua Doutor Luiz Felipe de Moraes Lamego, 490.
  • Fonseca
    Alameda São Boaventura, 770 (dentro do Horto Botânico).
  • Ilha da Conceição
    Centro Social Urbano da Ilha da Conceição, Rua Jornalista Sardo Filho.

Essa coleta é pioneira nas comunidades do município onde são instalados contêineres semienterrados, com capacidade de até 5 m³, conhecidos como Moloks. São instalados no mínimo dois equipamentos, nas cores marrom e azul, onde o primeiro é destinado a resíduos de origem orgânica e o segundo resíduos recicláveis secos. Junto aos equipamentos também é instalado um contenedor de 240L para acondicionar os vidros.

O serviço de coleta seletiva também atua junto a unidades escolares do município, como forma de incentivar a educação ambiental. Além disso, a Clin oferece a possibilidade de coleta pontual de resíduos, por solicitação do contribuinte, para algum tipo de reciclável específico.