Coleta Seletiva
Niterói tem uma longa tradição em coleta seletiva. O serviço teve início em 1991, através do projeto experimental desenvolvido no Condomínio Grotão, em Itaipu. Em 1997, a coleta seletiva ganhou infraestrutura, o que permitiu expandir e aprimorar o sistema de recolhimento porta a porta.
Hoje a Clin oferece diversas modalidades de coleta seletiva, que conscientizam e contribuem com meio ambiente.
A coleta seletiva porta a porta é realizada pela empresa Econit, com veículos e funcionários próprios. O serviço é prestado regularmente sem necessidade de cadastro prévio nos bairros: São Francisco, Charitas, Itacoatiara e Camboinhas. Nos demais bairros, para receber a visita, o interessado deve fazer um cadastro na Clin, pelo telefone ou no site da companhia, na aba “Fale Conosco”. Serão repassadas instruções sobre o processo correto de separação seletiva dos resíduos, além de envio de material informativo. Os recicláveis recolhidos são destinados à Cooperativa de Catadores do Morro do Céu.
Nessa modalidade de coleta, o interessado leva os materiais recicláveis aos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), onde o material é pesado e convertido em créditos automáticos na conta de energia do contribuinte. Para isso, cada resíduo entregue tem um determinado valor por quilo, unidade ou litro.
Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte. Os PEVs funcionam todos os dias úteis, das 8h às 16h.
Confira o endereço mais perto de você:
- Icaraí
Rua Jornalista Irineu Marinho, nº 466, esquina com Avenida Ary Parreiras. - Barreto
Dentro do Horto do Barreto – Rua Dr. Luiz Palmier. - Largo da Batalha
Rua Leonor da Glória, s/nº – Pendotiba. - Engenhoca
Em frente à Policlínica da Engenhoca – Avenida João Brasil, s/n°. - Piratininga
Av. Raul de Oliveira Rodrigues (Antiga Avenida 7, Quadra 172 – Lot. Cafubá), s/n°. - Itaipu
Ao lado da estação de tratamento de esgoto – Rua O, s/n°. - Santa Bárbara
Rua Doutor Luiz Felipe de Moraes Lamego, 490. - Fonseca
Alameda São Boaventura, 770 (dentro do Horto Botânico). - Ilha da Conceição
Centro Social Urbano da Ilha da Conceição, Rua Jornalista Sardo Filho.
Essa coleta é pioneira nas comunidades do município onde são instalados contêineres semienterrados, com capacidade de até 5 m³, conhecidos como Moloks. São instalados no mínimo dois equipamentos, nas cores marrom e azul, onde o primeiro é destinado a resíduos de origem orgânica e o segundo resíduos recicláveis secos. Junto aos equipamentos também é instalado um contenedor de 240L para acondicionar os vidros.
O serviço de coleta seletiva também atua junto a unidades escolares do município, como forma de incentivar a educação ambiental. Além disso, a Clin oferece a possibilidade de coleta pontual de resíduos, por solicitação do contribuinte, para algum tipo de reciclável específico.