Limpeza de praias 1

Limpeza de Praias

No município de Niterói pela sua característica de cidade litorânea, a limpeza das praias apresenta bastante visibilidade, sendo as areias das praias mantidas limpas através de várias providências complementares entre si:

  • Evitar sujar: são colocados recipientes nas areias e nas calçadas junto às praias, para que os frequentadores depositem os resíduos produzidos. Campanhas de motivação são repetidas a cada temporada verão;

  • Limpeza manual superficial: realizada diariamente, com uso de ancinhos (em geral com 20 a 25 dentes, espaçados em 1 cm para ajuntar os detritos), forçados de 10 dentes e cestos de tela, sacos plásticos ou contêineres para levar os resíduos até um veículo compactador ou basculante, que acompanham a turma de limpeza.

  • Podem ser empregados contêineres para acondicionamento do resíduo da praia ou recipientes especiais como latões;

  • Em praias com acesso para os equipamentos são empregados tratores agrícolas, com tração nas quatro rodas, os quais acompanham a turma de limpeza na praia e transportam os resíduos até o caminhão que trafega na pista junto à areia;

No período de menor frequência (noturno), a maioria das praias são limpas com máquinas que revolvem a areia e a fazem passar por peneira vibratória, a fim de recolher os detritos menores e promover uma ação bactericida pela exposição das camadas inferiores de areia à luz do sol. Para tanto se utiliza máquina para limpeza de praias rebocada por trator. O acionamento da máquina é totalmente mecânico. A areia é revolvida até a profundidade máxima de 10 cm, sendo peneirada, arejada e devolvida à praia.

Os serviços são realizados de segunda a segunda, através da combinação de atividades manual e mecânica e consiste na remoção de materiais soltos ocorrentes na superfície das praias, de forma contínua e permanente. Os serviços são executados de forma mecanizada, complementadas de maneira manual, definida em função das condições locais ao longo da orla. A limpeza mecanizada é realizada pela ECONIT, no período noturno, com veículos e equipamentos próprios, composto por trator agrícola e uma limpadora de praia acoplada. As equipes são organizadas segundo os Distritos de Limpeza urbana – DLU. A limpeza manual das praias é realizada pela CLIN com funcionários próprios alocados por Distritos de Limpeza Urbana – DLU. A equipe munida de rastelos, pás, sacos plásticos, que removem todos os detritos existentes sobre a superfície e depositarão esses materiais em cestas metálicas que são destinados para um caminhão que auxilia na atividade e transporta os resíduos até o Morro do Céu.

Histórico de Resíduos Coletados:

AnoVolume(Tonelada)
20152.114,94
20162.047,61
20172.430,98
20182.367,89
20192.488,20
20202.490,82