Programa CLIN Comunidade Sustentável é ampliado em Várzea das Moças

Com o objetivo de conscientizar cada vez mais a população para o descarte consciente de resíduos, a Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) acaba de implantar na comunidade de João Nunes, em Várzea das Moças, a campanha permanente: “Coleta de Volumosos”.

A expansão faz parte do projeto “CLIN Comunidade Sustentável” que foi implantado em fevereiro, em Várzea das Moças, quando foram substituídas as caçambas tradicionais por contêineres semienterrados. A partir de agora, todas as quartas-feiras, no período de 08h às 12h, um caminhão da CLIN ficará estacionado no mesmo ponto dos recipientes semienterrados para o recebimento de materiais volumosos, como geladeira, cama, armário, sofá, entre outros, evitando assim que os moradores façam o descarte incorreto desses resíduos.

De acordo com os técnicos da CLIN, a campanha permanente tornou-se necessária na comunidade porque atualmente muitos moradores estão se desfazendo de forma incorreta dos resíduos, causando danos no meio ambiente e na limpeza urbana da cidade. Por isso, a importância de estabelecer um dia específico para o recolhimento: “A nossa equipe tem realizado conversas com os moradores explicando a importância deles participarem do projeto, a fim de evitar o descarte irregular que só prejudica o meio ambiente e coloca em risco a própria saúde coletiva, a participação de todos é fundamental”, conclui o presidente da CLIN, Luiz Carlos Fróes Garcia.

O mecânico Juan Carvalho da Costa que trabalha numa oficina de automóveis em Várzea das Moças disse que a campanha será muito benéfica para os moradores e ao  próprio negócio “Muitas vezes, não tínhamos o que fazer com o material que sobrava dos carros que consertamos como para-choque e farol, agora, temos onde descartar toda semana”, destacou Juan.

O projeto da CLIN começou a ser implantado em 2020 e atende a cerca de 13 mil moradores das comunidades do Zulu (Santa Rosa), do Buraco do Boi(Barreto), do Morro do Atalaia (Ititioca) e da localidade de João Nunes (Várzea das Moças). O “CLIN Comunidade Sustentável” tem como objetivo aprimorar a gestão de resíduos sólidos em regiões de difícil acesso e está se expandindo pela cidade. Os novos contêineres são colocados em pontos estratégicos, nas partes baixas dessas áreas, facilitando a retirada dos resíduos das comunidades e, como são semienterrados, não há proliferação de insetos e ratos no local.