Alunos do Projeto Ecosocial em curso de capacitação no viveiro de mudas da CLIN

Projeto Ecosocial dá início ao primeiro curso de capacitação no viveiro de mudas da Clin

A Clin, em parceria com o Projeto Ecosocial, recebeu nesta sexta (15/01), 32 jovens entre 16 e 24 anos para um curso de capacitação em produção de mudas e reflorestamento de áreas degradadas. Devido ao distanciamento social, o grupo foi dividido em dois turnos para que não ocorresse aglomeração.

Na primeira etapa, os jovens participaram da apresentação de conteúdo teórico sobre a produção de mudas e o reflorestamento do Morro Boa Vista. Em seguida, colocaram a mão na massa! Corte e enchimento de caixinhas, semeadura e repicagem; peneiramento de terra e preparo do substrato; construção da estufa; tutoramento de mudas; coleta de sementes e poda de árvores. Os participantes foram divididos em grupos para dar mais agilidade e rotatividade nas atividades.

O curso de capacitação na Clin foi dividido em três dias. Na próxima sexta, acontece a segunda etapa onde os jovens terão a oportunidade de, além das atividades práticas no viveiro, subir o Morro Boa Vista para replantar mudas nas áreas que estão sendo reflorestadas. No último dia, o curso acontecerá nas comunidades do Preventório e do Cavalão onde os participantes farão um replantio simbólico com espécies que tenham interesse ecológico e econômico para o local, como as árvores frutíferas.

“Esse é o primeiro curso, o piloto, que estamos iniciando aqui na Clin, em parceria com o Projeto Ecosocial. Começamos nas comunidades do Preventório e do Cavalão, mas a ideia é participar até o final do ano de todas as 11 que já são assistidas pelo programa. Outra ideia, mas que ainda estamos estudando, é introduzir o Projeto de plantas medicinais nesse curso de capacitação. Assim podemos resgatar a utilização correta dessas plantas e ensinar a produção de fitoterápicos aos mais jovens ”, concluiu o Coordenador de Divisão de Educação Ambiental da Clin, Luis Vicente Peres.

O projeto Ecosocial foi criado pela Prefeitura de Niterói e oferece a jovens em situação de vulnerabilidade social a oportunidade de se qualificar e se inserir dignamente no mercado de trabalho. Com isso, a cidade ganha com as ações de reflorestamento que visam a recuperação de áreas degradadas com o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica.

A iniciativa estimula, ainda, o retorno à escola, o aumento da empregabilidade e a integração da comunidade com as áreas de preservação da cidade, conseguindo, assim, promover melhorias no saneamento e no apoio às ações da Defesa Civil.