
A Companhia de Limpeza de Niterói realizou nesta quarta-feira, dia 2 de julho, o primeiro encontro com o tema ‘Segurança no Trânsito/ Orientações e Prevenção aos Acidentes de Trânsito’, conduzido por Ricardo Tristão, chefe de divisão de apoio pedagógico do departamento de educação do trânsito da NITTRANS. A atividade, direcionada aos motoristas profissionais da Empresa, faz parte do ‘Ciclo de Prevenção’, um dos módulos da Escola Clin, que prioriza abordagens educativas e promoção de saúde entre os trabalhadores.
Entre os temas estão: comportamento de risco, como dirigir em alta velocidade, não usar celular ao volante, dirigir sob efeito de álcool ou drogas e desrespeitar a sinalização; e comportamentos adequados para todos os tipos de meios de transporte, inclusive bicicletas e motocicletas. Em relação aos condutores de veículos pesados (caminhões e ônibus), Tristão ressaltou os riscos, que englobam pontos cegos que dificultam a visualização de outros pedestres e maior distância de frenagem e fadiga devido a longas jornadas de trabalho. No que diz respeito aos comportamentos adequados, podem ser destacados o respeito aos períodos de descanso para evitar o esgotamento, a verificação constante dos espelhos retrovisores e a manutenção de distância segura dos demais veículos.
Ricardo Tristão explicou a relevância da reunião: “o encontro foi muito importante, pois o trabalho desses motoristas é fundamental para a sociedade e para a nossa cidade. Entretanto, mais importante ainda é o ofício deles feito com segurança. Sabemos que eles trabalham com caminhões e a atenção com a proteção deve ser total, não apenas para ele, mas para quem está em volta. Demonstramos quais são os comportamentos que não devem ser feitos e quais devem para que tenhamos uma situação segura no trabalhoe favorável a todo mundo”.
O bate-papo enfatizou a direção defensiva para condutores de caminhão de coleta de lixo urbano: a importância de manter a velocidade reduzida, especialmente em áreas residenciais e durante a coleta; utilizar luzes de advertência e sinalizações sonoras ao realizar paradas frequentes; e estar atento aos coletores que trabalham na parte traseira do veículo. A conversa também foi direcionada aos coletores presentes nesses caminhões: uso de coletes refletivos, luvas e calçados adequados; subir e descer apenas quando o veículo estiver completamente parado; e manter contato visual e sinais claros com o motorista para coordenar ações. Ricardo Tristão falou, ainda, de comportamentos seguros, como dar preferência a pedestres e ciclistas, sinalizar antes de mudar de direção e manter distância segura do veículo à frente, entre outras questões.
“A Escola Clin é de formação e capacitação voltada aos nossos trabalhadores para que eles recebam novos conhecimentos e possam ser agentes multiplicadores. Nessa palestra, trabalhamos com os motoristas as boas práticas em relação à direção, pois trata-se de uma profissão que requer muita atenção. Precisamos pensar na nossa principal atividade que é a limpeza da cidade. Este assunto está na nossa pauta anual, pois é de suma importância”, finaliza Fabielle Guimarães, responsável pela Divisão de Serviço Social da Clin.

