Alunos do Programa Aprendiz da CLIN concluem curso técnico-profissional

Formatura com entrega de certificado aconteceu na Câmara de Vereadores de Niterói

Na última quinta-feira, dia 26 de outubro, aconteceu a formação de 72 alunos do segundo semestre deste ano do Programa Jovem Aprendiz da Companhia de Limpeza de Niterói – Clin – na Câmara de Vereadores da cidade. Entre os cursos estão mecânico de manutenção, operador de suporte técnico de TI e web designer, oferecidos através de uma parceria com o SENAI. A solenidade contou com apresentação do coral “Vozes da CLIN”, sob regência do maestro Marcello Sader.

Eduardo Caminha, diretor administrativo da CLIN, destaca a importância do projeto: “Em nome do presidente, Luiz Fróes, que está em atividade, agradeço a todos, bem como aos alunos e aos familiares aqui presentes. Pais, acreditem nos seus filhos. Filhos, acreditem nos seus pais. Só com a educação vamos conseguir mudar o mundo. Aproveitem esta oportunidade! Não parem de estudar, não parem de construir o mundo de vocês. O estudo é fundamental para o sucesso na vida de cada um. Vamos em frente!”, diz.

O Programa, implantado em 2005, atende à exigência da Lei de Aprendizagem, por meio de um convênio com o SENAI-RJ, e tem como objetivo a formação técnico-profissional de adolescentes e jovens de 14 a 17 anos – a partir do 9º ano do ensino fundamental até a conclusão do ensino médio –, indicados por funcionários da empresa. A seleção é feita a partir de uma prova aplicada pelo SENAI. Assim, os aprendizes têm a chance de uma primeira experiência como trabalhadores, a partir do contrato especial de trabalho firmado com a empresa.

O desenvolvimento dos jovens é acompanhado pela Divisão de Serviço Social da CLIN e pela equipe pedagógica do SENAI. Fabielle Guimarães, responsável pelo serviço social da CLIN, explica a satisfação de ver mais turmas se formarem depois da pandemia: “É um imenso prazer ter esta parceria com o SENAI. A gente não quer só cumprir a cota, mas investir em profissionais, transformar alunos em trabalhadores para que possam galgar novos caminhos. Este é o primeiro passo na vida profissional de vocês, formandos, a quem parabenizo pelo esforço, pela dedicação. Temos bastante trabalho, mas esta entrega, isto que ouvimos aqui hoje é o maior presente que poderíamos receber”.

Williams Barbosa, professor de TI e de web designer, frisou a necessidade de uma boa preparação para a inserção no campo profissional. “Todos começaram e terminaram de uma forma brilhante. Estão preparados para o mercado de trabalho, que é altamente competitivo. Nunca se deve parar de estudar, pois a tecnologia sempre avança”. Marcelle Brito, pedagoga do SENAI, complementa: “São 12 anos que estou à frente do SENAI Niterói e a CLIN é uma empresa muito parceira, que se preocupa com os mínimos detalhes, desde o início, na seleção, na questão social, no aprendizado, na frequência… até a conclusão, com esta linda formatura. Percebemos o comprometimento da Companhia de Limpeza da cidade, principalmente pós pandemia.” A CLIN hoje é a maior empresa em número de contratação de jovens aprendizes de Niterói.

Letícia Moura, de 19 anos, oradora da turma mecânico de manutenção, se disse muito feliz com a conclusão do curso: “Foi uma experiência maravilhosa, pois não aprendi só a mexer com as máquinas, mas outras funções que vou levar para a vida toda. É uma área que abrange diversos ramos. Somos extremamente gratos à CLIN e ao SENAI por tudo. Erramos e acertamos. Aprendemos com os erros. Fomos uma grande equipe e chegou a hora de nos formarmos. A nossa caminhada só está começando”, afirma.

Lucas Emanuel, de 18 anos, pessoa autista e que completou o curso de TI, declarou que adorou as aulas e que é uma experiência para a vida. A mãe dele, Valéria Cristina dos Santos Bento, faz coro: “Foi uma conquista para nós. Ele chegou ao final da formação e me surpreendeu muito. Ele é fera em informática. Foi bom também para a independência dele, foi um divisor de águas. Aprendeu a andar sozinho. Não faltou um dia, chegava no horário. Foi muito importante”.

Há dois processos seletivos por ano direcionados ao Jovem Aprendiz para completar as 150 vagas, totalizando 6 turmas. Para o primeiro processo seletivo de 2024 serão disponibilizadas 150 inscrições para preencher 75 vagas nos cursos de assistente de logística, eletricista industrial e mecânico de manutenção.