Clin investe no uso de sacolas recicláveis e faz a diferença em Niterói

Cada vez mais, a Companhia de Limpeza de Niterói(Clin), amplia o uso das chamadas “Big Bags”, sacolas reutilizáveis de Polipropileno, no serviço de coleta da cidade. De acordo o setor operacional da Companhia, por dia, cada Big Bag substitui a utilização de 500 sacos plásticos na cidade, reduzindo bastante o impacto ambiental.

As equipes de limpeza da Companhia utilizam os “Big Bags para o recolhimento de lixo seco, como folhas e itens recicláveis e também na coleta seletiva porta a porta, que atende a cidade toda, além das Escolas Municipais que contam com o serviço de reciclagem, através da Educação Ambiental.

Para realizar a operação e remover o excesso de folhas, a Clin trabalha com equipamentos especiais como sopradores e “bags” que são sacolas reaproveitáveis, permitindo que o resíduo seja despejado direto no compactador.  Por dia, são utilizados pelas equipes aproximadamente 30 “sacolas” para retirar as folhas das ruas e calçadas de Niterói.

Niterói tem uma longa tradição em coleta seletiva. O serviço teve início em 1991, através do projeto experimental desenvolvido no Condomínio Grotão, em Itaipu. Em 1997, a coleta seletiva ganhou infraestrutura, o que permitiu expandir e aprimorar o sistema de recolhimento porta a porta.

Além das atividades educativas, são instalados nas escolas municipais, contêineres de cores diferentes para proporcionar uma destinação ambientalmente adequada, tendo em vista a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

A companhia também vem implantando, por meio de uma parceria com a E-Ambiental, o projeto de Recebimento de Resíduos Eletrônicos. Desde que o projeto começou em março de 2022, a empresa recolheu o total de 570 kg de eletroeletrônicos.

Os ecopontos, onde estão sendo feitos os descartes deste material, são nos seguintes locais: Largo da Batalha, Barreto, Fonseca, Itaipu, Santa Bárbara e Ilha da Conceição. A empresa também disponibiliza o serviço Disque Coleta, através dos números 99730-3510, em que os moradores da cidade podem informar o endereço e solicitar o recolhimento do resíduo eletrônico de forma gratuita.