Natal Sustentável da Clin encanta comunidades de Niterói

A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) levou mais uma vez para as comunidades o projeto: “Natal Sustentável” que vem sendo desenvolvido pela empresa desde o ano passado. A confraternização foi realizada no último sábado 16 de dezembro, no Morro do Estado e teve também a Árvore de Natal itinerante da Companhia, além da participação especial do Coral Vozes da Clin.

Este ano, a equipe de funcionários do setor de educação ambiental preparou especialmente para a festa 300 brinquedos recicláveis, como: boliches, raquetes, “vai e vem”, jogo da velha e pizza educativa que foram todos entregues as crianças da comunidade.

O “Natal Sustentável” é o resultado é uma parceria da Clin com as escolas da rede pública municipal que aderiram a outro projeto também desenvolvido pela empresa: “Coleta Seletiva nas Escolas”. O projeto utiliza resíduos que são recolhidos pela Clin através da coleta seletiva da rede pública como: garrafas pet, caixa de papelão, pneus, caixote de madeira, sobra de tecidos.

Um dos principais objetivos do Natal Sustentável é chamar a atenção de todos do real aproveitamento dos resíduos na confecção dos brinquedos feitos pelos próprios alunos.

Os funcionários da Clin também realizam oficinas infantis onde crianças aprendem técnicas de artesanato e brincadeiras que são relembradas pelos mais velhos e ensinadas pelos mais novos em uma interação alegre e divertida que desperta a consciência ecológica, por meio da brincadeira.

Projeto de Coleta Seletiva nas Escolas foi iniciado no ano de 2019, porém em função da pandemia, precisou ser suspenso. Em 2022 as atividades retornaram e hoje temos as 94 Escolas da rede Municipal dentro do programa. Por ser um projeto continuo, conseguimos em 2023 visitar e capacitar 67 escolas municipais capacitadas, totalizando 10.807 alunos e 787 professores e funcionários capacitados, somando assim, 11.594 profissionais envolvidos diretamente no projeto.

Os bairros de São Francisco, Charitas e Itacoatiara já possuem o serviço de coleta seletiva. Recentemente, os moradores de Camboinhas e Itaipu, na Região Oceânica, passaram a ter a coleta porta a porta. Em Niterói, todos os bairros têm  rotas de coleta seletiva e para se cadastrar é simples: por telefone  (0800-367-9100)ou pela internet (www.clin.rj.gov.br/?a=ouvidoria).