Serviços: 0800 367 9100 ou Whatsapp: (21) 99753-1952

Outros setores: (21) 3677-9100

Viveiro da Clin recebe futuros enfermeiros em experiência com plantas medicinais

Cerca de 25 alunos do quarto período do curso de enfermagem da Unilasalle visitaram o viveiro da Clin, orientados por funcionários da Divisão de Educação Ambiental (DIEA), sob coordenação do engenheiro florestal, Luiz Vicente. Divididos em dois turnos, manhã e tarde, eles conheceram de perto algumas das mais de 170 mil mudas, sendo aproximadamente 305 espécies da Mata Atlântica, embora o foco da visita tenha sido as plantas medicinais.

São aproximadamente 150 espécies de plantas medicinais encontradas no viveiro, como abajeru, que possui propriedades antidiabéticas, antirreumáticas, diuréticas e para o controle do colesterol; açafrão; gengibre e arnica, que servem como anti-inflamatório; capim limão, um calmante natural; malva, que além de funcionar como anti-inflamatório, ainda é laxante, cicatrizante e expectorante; erva de macaé, recomendada também para problema digestivo; entre outras.

Joyce Muniz, professora e coordenadora do curso de enfermagem na Unilasalle, está trabalhando com a turma o projeto de extensão diagnóstico situacional em saúde, e disse que a visita foi muito produtiva: “nessa disciplina, eles precisam conhecer um pouco da realidade das comunidades para que possam fazer um projeto de intervenção. Então, estar aqui, nesse espaço, é importante para que adquiram conhecimento a respeito do uso das plantas medicinais e, assim, orientar a população de forma mais adequada. Os estudantes puderam saber mais sobre a função delas, associando ao que o próprio SUS já recomenda de utilização das plantas. Ficamos encantados com esse local. A previsão é que montemos uma horta”.

Os estudantes viram também plantas que auxiliam nas dores musculares, como erva baleeira, arnica e canela de velho. “Nunca tinha vindo nesse lugar. Quando a professora disse que iríamos conhecer as plantas medicinais, achei que seria apenas uma pequena horta, mas me deparei com esse paraíso, que tem uma variedade enorme. Além das medicinais, há temperos, que mais me interessaram. Na minha casa eu planto, mas não dá certo. Aí entendi como se faz. Fiquei fascinada”, afirmou a aluna Kailayne Cardoso.

Últimas Notícias

Novembro Azul na Clin

A campanha internacional Novembro Azul, cujo objetivo é conscientizar sobre doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce

Leia Mais